Aos vestibulandos, calma!


Escolher uma profissão não é somente decidir o que fazer, mas principalmente, decidir quem ser. Quando chega a hora do vestibular, temos que escolher uma futura profissão. A nossa futura profissão! É normal uma certa indecisão na hora da escolha, e difícil, nem sempre você acerta ao tentar pela primeira vez, pois é uma escolha que decidirá o seu futuro e, na minha opinião, temos que toma-la muito cedo, geralmente aos 17.

Uma das dúvidas mais frequentes na hora de escolher uma profissão é se a escolha deve ser feita por vocação ou pensando na carreira que tenha mais espaço no mercado de trabalho, o melhor seria tentar unir as duas coisas, ou seja, dentro da sua vocação escolher uma profissão que tenha maior espaço no mercado de trabalho. Não adianta tentar seguir uma profissão a qual não tenha o menor jeito, isso é bobagem, não dá certo nem nos filmes .

No Brasil, cerca de 20% dos universitários desistem nos primeiros anos do curso, pelo fato de não se identificarem com a opção que fizeram ou pela falta de informações sobre os cursos e profissões. Existe também um outro lado que é a grande variedade de cursos que surgem a cada dia, aumentando ainda mais a dúvida na hora da escolha. Você não quer fazer parte dessa estatística, não é?

Por isso é importante fazer a sua escolha sem ser influenciado por fatores momentâneos como os amigos, a mídia, modelos de professores que são naturais da fase que está atravessando e que mais tarde podem ser completamente modificados, alterando também o modo como você ver determinada carreira.

Nesse momento tão complicado que é escolher uma profissão, o interessante é buscar informações e observar suas características para saber aquilo que realmente você quer, levando em consideração seus verdadeiros gostos e interesses já que sua profissão será sua companheira por toda a vida.

4 comentários:

Júnior disse...

Olly! Adorei a proposta do texto... exclarecedor e objetivo, já que é uma fase de grandes incertezas e dúvidas que nós estudantes enfrentamos. Beijos querida.
P.s : Fã assíduoooo

Taiane Nazaré disse...

é isso aí garota,tá aprimorando hein?
Parabéns.
Beijos,
Tai.

cirlanio disse...

Guiva, tá muito bom o texto. Tenho certeza de que você fez a escolha certa!
Parabéns, Beijim!

Péricles Diniz disse...

tá muito bom, o texto.

mas o título, foi realmente um achado!

parabéns.

Postar um comentário